Inovações em Saúde

Testes genéticos: a prevenção no DNA do Kurotel

29/8/2024
Kurotel
Testes genéticos: a prevenção no DNA do Kurotel

Os testes genéticos são fundamentais para cuidar da saúde por meio da prevenção. Eles contemplam desde o mapeamento de genes relacionados a doenças, até dietas e exercícios físicos adequados a cada DNA. "Os testes genéticos são exames laboratoriais para o estudo do DNA humano e suas alterações quantitativas e qualitativas", explica o médico Bruno Vianei, da equipe técnica do Kurotel.

Segundo o Dr. Bruno Vianei, os testes genéticos possuem as seguintes finalidades:
a) Estimar riscos e predisposições de desenvolver doenças ao longo da vida;
b) Compreender o metabolismo genético alimentar de macro e micronutrientes;
c) Analisar o perfil de exercícios físicos mais ideais para o seu biotipo corporal;
d) Elucidar a metabolização farmacológica e seus impactos benéficos, danosos e potenciais;
e) Diagnosticar uma doença genética;
f) Determinar a probabilidade de os pais transmitirem mutações genéticas para seus filhos;
g) Avaliar o tipo genético de determinados cânceres.

Genética no Kurotel
Referência em medicina preditiva, o Kurotel oferece testes genéticos para auxiliar da melhor maneira no desenvolvimento da programação das atividades que serão indicadas para cada cliente que passa pelo SPA. São nove testes genéticos distribuídos em três eixos, como explica o Dr. Bruno Vianei. Confira abaixo:

EIXO ALIMENTO e MOVIMENTO

METACHECK - Analisa o metabolismo genético. Avalia predisposição genética à intolerância ao glúten/lactose. Prediz tendências em saciedade, efeito ioiô no peso corporal, tendência em perda de massa muscular, sensação de fome e tecido adiposo visceral. Avalia metabolização da cafeína: se lenta ou rápida, bem como orienta a melhor distribuição de consumo energético de macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) da dieta para equilíbrio da composição corporal e controle de peso.

IGENESIS - Estuda a relação do salimentos com sua genética. Evidencia o perfil alimentar mais apropriado para o emagrecimento. Avalia a melhor metabolização de macronutrientes: a predisposição para alteração de fome e saciedade. Evidencia a qualidade e predisposição para alterações do metabolismo dos micronutrientes: vitaminas A, B9, B12, C, D, E, J (colina), magnésio, cálcio, ferro. Avalia capacidade genética antioxidante e desintoxicante, além das predisposições para síndro memetabólica, dislipidemia, acúmulo de gordura visceral, intolerância à lactose, doença celíaca. Também testa sensibilidades genéticas à cafeína e ao sódio.

FITSPORT - Identifica predisposições genéticas dentro da biomecânica e fisiologia musculoesquelética, utilizadas para otimizar o treinamento, melhorar o desempenho e manter resultados obtidos. Quatro aspectos fisiológicos são identificados: 1) Qual tipo de esforço seu corpo é mais apto: força de explosão ou força de resistência; 2) Capacidade de lipólise (queima de gordura); 3) Capacidade Antioxidante pelo exercício físico (eliminação de toxinas) e 4) Resposta inflamatória muscular (velocidade de recuperação pós-exercício; propensão a lesões articulares/musculares).

EIXO PREVENÇÃO, MICRONUTRIENTES e DOENÇAS

LONGEVITY - Avalia predisposições genéticas para doenças cardiovasculares (infarto, trombose, acidente vascularcerebral, aterosclerose, estenose, hipertensão arterial, hiper-homocisteinemia), doenças oculares (nervo óptico, retina), doenças neurológicas (declíniocognitivo, demência de Alzheimer, distúrbios de comportamento alimentar, habitual e de humor), doenças ósseas-articulares (osteoporose, alteração dereceptores ou sinalização da vitamina D, alteração na produção e manutenção da cartilagem e colágeno) , doenças endócrinas-hormonais (hipófise, tireoide, pâncreas - diabetes, fígado, próstata, adrenais, ovários, testículos), bem como doenças periodontais.

BREASTCHECK - Estuda a presençade 27 genes relacionados com maior risco de câncer de mama, ovário e próstata, como por exemplo, os conhecidos genes BRCA1 e BRCA2. Também estuda a farmacogenômica dos 10 e 7 principais quimioterápicos usados no tratamento do câncer de mama e ovário, respectivamente.

TELÔMERO - Avalia sua "idade celular" baseada nas extremidades dos cromossomos chamadas de telômeros. Fornece um comparativo entre idade cronológica e idade biológica. Quando os telômeros se tornam curtos, as células param de se duplicar, perdendo sua função. Portanto, o comprimento dos telômeros é um biomarcador da capacidade de renovação tecidual e do envelhecimento do organismo. Telômeros curtos, abaixo de 4,5Kb, estão relacionados a doenças cardiovasculares, câncer, osteoartrite, osteoporose, demência vascular, fibrose pulmonar, depressão, câncer, infertilidade e diabetes mellitus tipo 2. Fatores do estilo de vida como tabagismo, obesidade, sedentarismo, estresse crônico são encurtadores dos telômeros cromossômicos.

TROMBOFILIA - Avalia predisposição para trombofilia hereditária de acordo com os genes da Protrombina, Fator V de Leiden e MTHFR. Condições como infertilidade, tromboses venosas ou arteriais de repetição estão altamente relacionadas à trombofilia hereditária. Este é um exame interessante para indicar ou contraindicar uso decontraceptivos e terapias de reposição hormonal. Nas ocasiões de perdas gestacionais únicas ou múltiplas, a investigação genética para trombofilia pode ser bem indicada.

EXOMA - É a mais ampla análise genética disponível no Kurotel, em que todas as partes do genoma (1,5% - 45 milhões de nucleotídeos, equivalentes a aproximadamente 20 mil genes) que codificam proteínas são analisadas. Na prática, significa avaliar 85% das mutações conhecidas no mundo que são relacionadas com aumento de risco ou determinismos para determinada doença. É um exame cujas informações genéticas têm repercussão e implicações ao longo de toda a vida da pessoa e da família. Aspectos éticos e psicológicos precisam ser avaliados e explicitados antes da realização deste teste. Possui utilidade na investigação de condições raras em saúde, na investigação de sintomas relacionados a mais de uma síndrome ou doença genética, suspeita de mutações não herdadas da linha germinativa dos pais.

EIXO MEDICAMENTO

FARMACOGENÉTICO - É um exame farmacogenômico em que estuda o metabolismo, interpretação e dose-efeito de dezenas de medicações das classes farmacológicas mais comuns: antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos, estimulantes do sistema nervoso central, anti-hipertensivos, antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, hipolipemianetes, hipoglicemiantes, anticonvulsivantes, quimioterápicos, analgésicos e anti-inflamatórios. Seu uso é benéfico, sobretudo para identificar possíveis doses medicamentosas hipo ou hiperfuncionantes para o seu organismo.

Os testes genéticos realizados no Kurotel apontam a predisposição genética e não a garantia de se desenvolver doenças. Conheça o seu DNA e saiba como cuidar da sua saúde através da prevenção. Entre em contato e saiba mais!

Dr. Bruno Vianei - Formado pela Universidade Federal do Amazonas, em 2018, e pós-graduando em Medicina Funcional Integrativa pela Sociedade Brasileira de Medicina Funcional Integrativa (SBMFI) - CRM-RS 48.494

Leia também