A Medicina do Estilo de Vida (MEV) é uma abordagem cujo objetivo é ajudar o paciente a adotar hábitos saudáveis e prevenir doenças. "É uma área/disciplina/especialidade médica focada na prevenção das doenças e na otimização da saúde em todas as fases de vida do ser humano", explica o Dr. Bruno Vianei, da equipe técnica do Kurotel.
"O enfoque principal é o indivíduo, a pessoa, sua história de vida, seus aspectos intrapessoais (genéticos, fisiológicos, espirituais, emocionais, intelectuais, físicos, histórico médico) e interpessoais (familiares, sociais, laborais)", completa o profissional.
A bússola norteadora das orientações, recomendações, solicitações e prescrições médicas dentro da Medicina do Estilo de Vida é a prática médica baseada em evidências científicas. "Intervenções comportamentais em vistas à educação em saúde, prevenção, tratamento, manejo e reversão de doenças crônicas são práticas comuns da MEV", esclarece o Dr. Bruno. Apesar disso, o Conselho Federal de Medicina ainda não reconhece a Medicina do Estilo de Vida como especialidade médica no Brasil.
Pilares da Medicina do Estilo de Vida
A Medicina do Estilo de Vida é baseada em seis pilares, segundo o Dr. Bruno Vianei:
1 - Alimentação natural, integral e predominantemente baseada no consumo de vegetais e hortaliças;
2 - Exercício físico;
3 - Sono restaurador;
4 - Manejo do estresse;
5 - Evitar substâncias de risco (cigarro, álcool, drogas...);
6 - Conexões sociais positivas.
Como incorporar a Medicina do Estilo de Vida na prática
De acordo com o Dr. Bruno Vianei, considerando os seus seis pilares, a inclusão da Medicina do Estilo de Vida na sua própria vida, família e meio social consiste em:
- Estar disponível para aprender conceitos novos em saúde e, principalmente, implementar mudanças e aprimoramentos na sua rotina;
- Compreender que a adaptação aos hábitos novos e mais saudáveis faz parte de um processo dentro de uma temporalidade única: a sua;
- Evitar comparações interpessoais, pois até mesmo irmãos gêmeos possuem aspectos idiossincráticos e únicos. Seu tempo de mudanças biológicas e resposta às mudanças do estilo de vida são únicos e incomparáveis;
- Procurar referências confiáveis na Medicina do Estilo de Vida na sua região, sejam profissionais ou instituições;
- Aproveitar a jornada, pois certamente seus dias terão mais vida e haverá mais vida nos seus dias!
Medicina do Estilo de Vida x Medicina Preventiva
Medicina de Estilo de Vida e Medicina Preventiva não são a mesma coisa, como explica o Dr. Bruno Vianei. "A Medicina Preventiva é uma vertente de abordagem comunitária e de saúde pública. Possui extrema importância do ponto de vista político-estrutural para o desenvolvimento de uma comunidade, estado e país", afirma o médico.
"A Medicina do Estilo de Vida possui aspectos preventivos semelhantes à Medicina Preventiva, porém o foco é individual e contextualizado para as singularidades biológicas, orgânicas, sistêmicas, espirituais, emocionais, familiares, laborais e sociais do indivíduo", completa.
O Kurotel e a Medicina do Estilo de Vida
Há 42 anos, o Kurotel é referência em Medicina em Estilo de Vida ao proporcionar atendimento e acolhimento de excelência a cada cliente. "O Método Kur é baseado na compreensão ampla da saúde do indivíduo, na busca pelo entendimento da fase de vida em que o cliente está, suas necessidades, desejos, sonhos e foco", explica o Dr. Bruno Vianei.
"As terapias do Kurotel são baseadas nos cinco pilares do Método Kur: Água, Movimento, Alimento, Relaxamento e Equilíbrio. Os pilares Kur guardam total relação com os da Medicina do Estilo de Vida. Isto nos faz ter a certeza de que caminhamos na direção certa: mais saúde e mais vida", afirma.
Dr. Bruno Vianei - Formado pela Universidade Federal do Amazonas, em 2018, e pós-graduando em Medicina Funcional Integrativa pela Sociedade Brasileira de Medicina Funcional Integrativa (SBMFI) - CRM-RS 48.494