Para vivermos bem, é fundamental mantermos o equilíbrio físico e emocional. "É indispensável para se viver uma boa vida, em paz consigo e com as pessoas à sua volta, ser produtivo, engajado, vibrante, feliz, capaz, funcional e autônomo. Há também o aspecto evolutivo, transcendental, solidário e colaborativo", explica o médico Bruno Vianei, da equipe técnica do Kurotel.
O equilíbrio emocional evita complicações na saúde física. "'Mens sana in corpore sano' é uma expressão latina escrita por Juvenal, poeta italiano do século I e II, que significa 'mente sã em corpo são'. Emoções e sentimentos em equilíbrio possibilitam ao corpo físico manter sua hormese, sua resiliência e adaptabilidade", diz o Dr. Bruno.
Ao mesmo tempo, o equilíbrio físico evita complicações na saúde emocional. "Nosso corpo físico é um complexo emaranhado energético conectado e absolutamente sensível ao mundo não tangível das emoções e sentimentos. Joe Dispenza nos traz que pensamentos são a linguagem do cérebro, enquanto que sentimentos são a linguagem do corpo”, explica o médico.
“Sua 'linguagem' sentimental vibra na mesma frequência da sua linguagem física corporal. Portanto, o equilíbrio da porção física da matéria abre portas às construções, elaborações e fortalecimentos do equilíbrio emocional/intelectual", completa.
Equilíbrio emocional e equilíbrio mental
Temos que entender que equilíbrio emocional e equilíbrio mental não são a mesma coisa, como explica o Dr. Bruno. "Conceitualmente não são a mesma coisa", diz ele. "Apesar de usarmos ambas as expressões para significarem algo semelhante. Emoções são reações mentais e físicas frente a algum estímulo externo ou interno. Mente é um termo relacionado à consciência, aos órgãos do sistema nervoso central, sobretudo ao cérebro", afirma.
"Equilíbrio emocional, por definição, se refere ao adequado fluxo de sentimentos e emoções, com moderação, sem excessos ou exacerbações. Equilíbrio mental é um termo que, conceitualmente, se atrela a toda homeostase de funções da mente, como consciência, pensamento, raciocínio, memória, sensibilidade, motricidade, funções fisiológicas", acrescenta.
Equilíbrio emocional e saúde mental
O equilíbrio emocional tem extrema importância para a saúde mental, como explica o Dr. Bruno Vianei. "Fazendo uma analogia, é a mesma importância da eletricidade para uma residência. A eletricidade proporciona claridade, iluminação ao ambiente escuro, assim como as emoções, em equilíbrio, iluminam e trazem claridade ao funcionamento da mente", diz ele.
Como atingir o equilíbrio?
Para atingirmos o equilíbrio físico e o equilíbrio emocional, precisamos saber que o equilíbrio não é destino, mas a forma de se caminhar na nossa jornada, como explica o Dr. Bruno. "É um contínuo processo de autoconhecimento e aprimoramento em saúde. Portanto, atingir este equilíbrio é agir em prol da sua melhor saúde, é melhorar 1% em algum aspecto da saúde física, emocional, espiritual todos os dias", afirma.
O equilíbrio emocional fica mais difícil de ser atingido em momentos de incerteza. O Dr. Bruno Vianei aconselha a focarmos naquilo em que de fato temos controle. "Seus pensamentos, comportamentos, falas, escolhas, respiração. Indico o livro 'Diário Estoico'", afirma.
Passos para manter o equilíbrio físico e emocional:
- Compreender que existem estas esferas da saúde: física, emocional, intelectual, espiritual, familiar...;
- Estar disponível e curioso para aprimorar sua saúde mental;
- Dormir bem! Sono reparador, restaurador e reenergizante;
- Harmonia entre sua composição corporal. Nem além, nem aquém da composição muscular, óssea e de gordura;
- Alimentação predominantemente natural, baseada em alimentos da natureza e não produtos alimentícios industrializados;
- Movimento. Praticar regularmente exercícios físicos. Caso não seja possível, caminhar ao menos 20 minutos;
- Ingestão adequada de água. Faça o cálculo: pelo menos 30ml de água mineral para cada quilo de peso corporal;
- Relaxamento ativo e intencional. Praticar alguma atividade que você gosta, que lhe traga prazer eque esteja alinhada à preservação e ao desenvolvimento da boa saúde;
- Ter relações humanas construtivas.
"Como médico do Kurotel, um centro contemporâneo de saúde e bem-estar, convido-lhe a vivenciar a experiência e vivência de autocuidado imersivo conosco. Quando sua saúde é prioridade, sua vida tem mais valor, cor, brilho, sabor. Se saúde não é prioridade, a doença em algum momento será", finaliza o Bruno Vianei.
Dr. Bruno Vianei - Formado pela Universidade Federal do Amazonas, em 2018, e pós-graduando em Medicina Funcional Integrativa pela Sociedade Brasileira de Medicina Funcional Integrativa (SBMFI) - CRM-RS 48.494