Corpo e Mente

Os benefícios do consumo de chás para o corpo

18/7/2024
Kurotel
Os benefícios do consumo de chás para o corpo

Nos dias mais frios, nada como tomar um bom chá quente para aquecer. O que algumas pessoas não sabem é que o costume de tomar chá existe há milhares de anos e pode trazer diversos benefícios à saúde. Os chás podem ajudar na melhora da qualidade do sono, no controle da pressão arterial, no tratamento da dor de estômago e da inflamação na garganta, por exemplo.

"Os chás são apreciados e escolhidos de acordo com seu aroma e propriedades terapêuticas, como ação antioxidante, digestiva, diurética, estimulante, calmantes; podem ajudar na melhora da qualidade do sono, controle da pressão arterial, entre outros", explica a nutricionista Mariéllen Emidio Figueroa, da equipe do Kurotel.

Lembrando que existem horas mais indicadas para tomar diferentes tipos de chás, tudo dependendo da função que cada chá irá exercer no organismo. "Os com propriedades energizantes são indicados pela manhã, digestivos antes da refeição e os calmantes, no final da tarde e durante a noite. Quando o chá fizer parte de uma estratégia antioxidante e/ou anti-inflamatória é recomendadotomar em jejum ao acordar", indica Mariéllen.

A nutricionista ressalta que o chá não substitui a água. "Portanto duas a quatro xícaras ao dia são suficientes para fornecer ao organismo os flavonoides e outras substâncias como catequinas, antocianinas e alcaloides, ativam suas funções medicinais", diz Mariéllen Figueroa.

As contraindicações para o uso dos chás devem ser avaliadas individualmente, segundo Mariéllen. "Pacientes com insuficiência renal, cardíaca, inflamação intestinal aguda, gestantes, lactantes e crianças. Isso vai depender da erva escolhida, não é uma regra para todos os tipos de chá. Portanto, se a pessoa tiver algum problema de saúde ou sendo gestante ou criança, é indicado somente por recomendação de um profissional capacitado".

Confira abaixo alguns chás e suas indicações, de acordo com a nutricionista Mariélle Figueroa:

Camomila: Pode ser utilizada como auxiliar no tratamento da dor de estômago, síndrome do intestino irritável e insônia. Também possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e ansiolíticas.

Carqueja: Possui propriedades hepatoprotetora, antioxidante, antimicrobiana, digestiva, antiácida e anti-inflamatória.

Chá-verde: Possui ação anti-inflamatória, hipoglicemiante e antiteratogênica. Entre suas funções tem sido apontada como o principal fator contribuinte na prevenção e/ou em conjunto com o tratamento de algumas doenças crônico-degenerativas como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus.

Erva-doce: Possui propriedades terapêuticas (diurética, antioxidante, antibacteriana, calmante, expectorante e cicatrizante). É muito utilizado como estimulante das funções digestivas e para dor de cabeça, resfriados, tosse e inflamação na garganta.

Hibisco: Possui ações diurética e digestiva. Estudos mostram que alguns flavonoides presentes no chá possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o HDL (colesterol bom), diminuir o LDL (colesterol ruim), triglicerídeos e a pressão arterial.

Mariéllen Emídio Figueroa - Graduada em Nutrição, em 2007, pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava-PR, e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Fitoterapia e Suplementação pela Faculdade de Medicina (FAMERP), de São José do Rio Preto-SP, em 2011 - CRN 14170

Leia também