Todos os anos, em 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, com o objetivo de chamar a atenção para as mortes causadas pela epidemia do tabaco, além de alertar sobre as doenças evitáveis relacionadas ao tabagismo. Neste ano de 2024, o tema da campanha é proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco.
Esse é um ótimo dia para começar o processo de deixar de fumar, já que não há nenhum benefício trazido pelo consumo de tabaco. Para incentivá-lo a largar o vício e, com o auxílio da Dra. Daniele Rossi, da equipe técnica do Kurotel, listamos dez razões para você largar o tabaco hoje. Confira abaixo:
1) Redução da expectativa de vida: os fumantes possuem uma expectativa de vida, em média, dez anos menor. O tabaco mata metade de seus consumidores. O uso de tabaco, em qualquer forma, rouba sua vida e causa doenças debilitantes.
2) Maior probabilidade de desenvolver câncer de pulmão: os fumantes têm até 22 vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de pulmão ao longo da vida do que os não fumantes. O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, provocando mais de dois terços das mortes por câncer de pulmão em todo o mundo.
3) Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): um em cada cinco fumantes de tabaco desenvolverá doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) durante a vida.
4) Mais de 20 tipos de câncer: o tabaco causa mais de 20 tipos de câncer (câncer de boca, lábios, garganta, esôfago, mama, pâncreas, bexiga, entre outros). O uso do tabaco é responsável por 25% de todas as mortes por câncer no mundo.
5) Risco de AVC e doenças cardíacas: fumantes de tabaco têm até duas vezes mais risco de AVC (acidente vascular cerebral) e quatro vezes mais risco de doenças cardíacas.
6) Risco à saúde mental: fumar é um fator de risco para demência. O Alzheimer é a forma mais comum de demência e cerca de 14% dos casos de Alzheimer em todo o mundo podem ser atribuídos ao tabagismo
7) Risco para visão e audição: os fumantes têm maior probabilidade do que os não fumantes de desenvolver de generação macular relacionada à idade, uma condição que resulta em perda irreversível da visão. Fumantes também têm maior risco de desenvolver catarata. Fumantes têm maior probabilidade de sofrer perda auditiva.
8) Risco à saúde óssea: os fumantes têm maior probabilidade de perder densidade mineral óssea (osteoporose) e fraturar ossos.
9) Riscos à saúde sexual e reprodutiva: os fumantes têm maior probabilidade de sofrer de infertilidade; fumar pode causar disfunção erétil com risco de se tornar permanente; fumar também aumenta o risco de parto prematuro e aborto espontâneo.
10) Riscos à saúde bucal: o tabaco faz com que os dentes amarelem, criem placa dentária em excesso e causa mau hálito. O uso do tabaco aumenta o risco de doença periodontal, uma doença inflamatória crônica que desgasta as gengivas e destrói o osso maxilar, levando à perda dos dentes.
Precisa de ajuda?
O Kurotel oferece um plano especializado para quem está buscando se desintoxicar do tabaco. Com técnicas exclusivas para gerenciar as emoções, você descobre como controlar o estresse, a ansiedade e o seu vício. Além disso, você também é convidado a viver uma experiência única de relaxamento e renovação com as terapias e atividades exclusivas do Melhor SPA da América Latina. Clique aqui e faça a sua reserva.
Dra. Daniele dos Santos Rossi - Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2018, e pós-graduada em Dermatologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas (IBCMED) em 2022 - CREMERS 45962