Corpo e Mente

Confira doenças ligadas a uma má alimentação

16/10/2024
Kurotel
Confira doenças ligadas a uma má alimentação

A alimentação é um item fundamental para a saúde. Nossos hábitos alimentares não estão relacionados apenas ao controle de peso, mas também a diferentes doenças. "Nós somos os reflexos daquilo que comemos", afirma a nutricionista Mariéllen Emídio Figueroa, da equipe técnica do Kurotel.

"Nosso corpo é formado por 100 trilhões de células, sendo que 50 milhões são renovadastodos os dias. Cada célula necessita de, no mínimo, 45 nutrientes e fitoquímicos para a sua formação e bom funcionamento, que são fornecidos pela nossa alimentação diária", explica a nutricionista.

De acordo com Mariéllen, a falta ou excesso de nutrientes já é capaz de gerar consequências negativas no nosso organismo. "Podendo interferir na nossa capacidade de se proteger contra doenças, aumentando também o risco de compulsão alimentar, depressão, diabetes, dislipidemias, dificuldade para emagrecer, etc.", completa.

Ela explica que, por isso, o primeiro passo para uma alimentação saudável é fugir da monotonia alimentar. "Não adianta pensar que está se alimentando bem porque come salada todo dia, se a salada é sempre alface e tomate. Ou a fruta que come todos os dias é sempre a mesma", diz.

"A alimentação saudável deve permitir a ingestão adequada de alimentos, emq uantidade, qualidade e variedade, a fim de que o organismo receba todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, sais minerais, fibras e água) essenciais ao seu bom funcionamento", afirma.

Confira abaixo doenças que podem ser prevenidas com uma alimentação saudável, segundo Mariéllen Emídio Figueroa:

Obesidade: é uma doença crônica que atinge crianças e adultos. A vida intrauterina, a pré-puberdade e a adolescência são os períodos mais críticos para o desenvolvimento da obesidade. Nessas fases, como o organismo está em formação e crescimento, o aumento do número de células é muito importante, e, no caso de obesidade, há o aumento no número de células de gordura (adipócitos). Já no adulto, a obesidade se dá devido ao aumento do tamanho dessas células gordurosas já formadas. Dentre os fatores ambientais que mais têm influência para a obesidade na vida adulta, estão os hábitos alimentares adquiridos na infância e o tipo de alimentação atribuída no primeiro ano de vida.

Diabetes: ocorre quando há uma deficiência na produção do hormônio insulina ou uma disfunção do hormônio, alterando o metabolismo, principalmente o controle dos níveis de açúcar (glicogênio) no organismo. Se isso não for controlado, poderá atingir e prejudicar outros órgãos.

Colesterol Elevado: o colesterol é um elemento do grupo das gorduras presentes no nosso organismo. Ele é essencial para a vida, pois é usado na produção de hormônios, ácidos biliares e membranas das células. No entanto, seu excesso pode se acumular nas paredes das artérias causando problemas cardiovasculares. O colesterol elevado pode ocorrer por causas genéticas ou dietéticas. O excesso de colesterol se dá, na maioria das vezes, por uma alimentação desequilibrada, rica em gorduras saturadas e pela falta deatividade física.

Cuide da sua alimentação no Kur
Mude os seus hábitos alimentares para garantir mais qualidade de vida e bem-estar na sua rotina. No Kurotel, auxiliamos você nesse processo de mudança. Plantamos nossos próprios temperos para a preparação de refeições saudáveis e saborosas, combinadas com diversas outras ações que vão ao encontro do que dita a alimentação do futuro, como exercícios físicos guiados, massagens relaxantes, ensinamento culinários, entre outros. Faça sua reserva e vivencie essa mudança na sua rotina alimentar. Clique aqui e saiba mais.

Mariéllen Emídio Figueroa - Graduada em Nutrição, em 2007, pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava-PR, e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Fitoterapia e Suplementação pela Faculdade de Medicina (FAMERP), de São José do Rio Preto-SP, em 2011 - CRN 14170

Leia também