A mulher passa por diferentes fases ao longo da vida e, tendo certos cuidados, é possível ter saúde e bem-estar em todas essas fases. "A vida da mulher é uma jornada marcada por diferentes ciclos da vida reprodutiva. As principais fases dessa vida reprodutiva são: menarca, idade fértil, climatério e menopausa e senilidade", explica a médica Daniele dos Santos Rossi, da equipe técnica do Kurotel.
Fases
Menarca: a vida reprodutiva inicia com a menarca (primeira menstruação), que, geralmente, ocorre entre os 9 e os 15 anos de idade. Nesta fase, há importantes mudanças físicas (como aumento das mamas, aumento dos quadris, aumento no peso e mudanças na pele) e emocionais (como alterações de humor e mudanças no apetite) que impactam na vida da mulher.
Idade fértil: após a menarca, inicia-se a idade fértil, fase considerada de plena maturidade para a reprodução. Entretanto, a fertilidade feminina altera-se com o decorrer da vida. Por volta dos 35 anos, a mulher passa a apresentar uma redução gradativa na sua fertilidade.
Climatério e Menopausa: o climatério representa o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase pós-menopausa. A menopausa é definida como a última menstruação e costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos. O climatério tende a iniciar após os 40 anos e se estende até os 65 anos. Nesta fase, a mulher passa novamente por mudanças significativas na sua saúde física e emocional: fogachos (episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e tronco superior, muitas vezes, acompanhados de sudorese e palpitação), ressecamento vaginal, redução da libido, insônia, instabilidade emocional (irritabilidade, ansiedade, depressão), alteração na distribuição da gordura corporal (aumento da gordura na região abdominal), perda de massa óssea e aumento de risco para doenças cardiovasculares.
Senilidade: fase em que se intensificam os sintomas da deficiência de estrogênio - atrofia urogenital (ressecamento vaginal, urgência para urinar), perda óssea, redução e/ou perda da libido.
Recomendações
De acordo com a Dra. Daniele Rossi, recomenda-se iniciar o acompanhamento com ginecologista a partir da puberdade (período em que a menina passa a desenvolver características físicas adultas). "As consultas ginecológicas são importantes para orientação, prevenção, exame físico e acompanhamento da saúde como um todo nesta etapa de tantas mudanças", afirma ela.
"A partir do início das relações sexuais, torna-se importante, além das consultas ginecológicas, começar os exames preventivos periódicos, como o exame de prevenção do câncer de colo uterino (Papanicolau)", completa a médica.
Para meninas e mulheres de 9 a 26 anos, também é recomendada a vacinação contra o HPV. Os exames para prevenção do câncer de mama iniciam-se a partir dos 40 anos com a realização da mamografia. "No entanto, este e outros exames, como a ultrassonografia mamária, por exemplo, podem ser solicitados em qualquer idade e indicado pelo especialista", diz Daniele.
"A partir do climatério torna-se importante iniciar exames médicos que incluam a avaliação da saúde cardiovascular (eletrocardiograma, ecocardiograma) e saúde óssea (densitometria óssea)", fala.
"Independentemente da fase de vida em que a mulher se encontra é importante estimular um estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, atividades de lazer e sono de qualidade. Evitar o consumo de bebida alcoólica e não fumar", ressalta a Dra. Daniele dos Santos Rossi.
Como o Kur pode auxiliar
Com instalações amplas e sofisticadamente acolhedoras, o Kurotel, em Gramado, conta com uma equipe interdisciplinar preparada para auxiliar a mulher nas diferentes fases de sua vida. Por meio de um método próprio, desenvolvemos um planejamento de atividades de acordo com cada necessidade e objetivo. O programa diário equilibra a preferência da cliente com atividades focadas nos resultados. Clique aqui e saiba mais.
Dra. Daniele dos Santos Rossi - Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2018, e pós-graduada em Dermatologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas (IBCMED) em 2022 - CREMERS 45962