Corpo e Mente

Banho de Floresta: saiba o que é e veja benefícios

5/9/2024
Kurotel
Banho de Floresta: saiba o que é e veja benefícios

Você já ouviu falar em "banho de floresta"? Criada no Japão e conhecida como shinrin-yoku, é uma prática corporal, mental e espiritual imersiva em um ambiente da natureza. "É um modelo de terapia natural que envolve exercitar intencionalmente os cinco sentidos humanos (visão, audição, olfato, paladar e tato) durante a experiência de estar, com atenção plena, na natureza", explica o médico Bruno Vianei, da equipe técnica do Kurotel.

"Banho de floresta pode ser literalmente banhar-se em uma cachoeira, sentindo a força da água, a energia natural dos fluxos da natureza, e fazer dessa experiência um momento de transcendência, de apreciação do belo, de percepção da existência de algo muito maior, de gratidão e meditação", completa.

O termo também pode ser compreendido como o estar em um ambiente de natureza exercitando a atenção plena (mindfulness).

Quando surgiu a prática
De acordo como Dr. Bruno Vianei, o "banho de floresta" surgiu no Japão, durante adécada de 1980, após a nação ter se reerguido do pós-guerra. Isso foi quando a urbanização em massa e os decorrentes transtornos mentais, sociais e comportamentais vieram à tona.

"Uma estratégia em saúde pública japonesa de combate às emergentes mazelas biossociais foi estimular a população ao contato com a natureza e à ida aos parques naturais. O shinrin-yoku (floresta-bem) se tornou, então, ao longo dos anos, mundialmente conhecido", conta o médico.

Em 2007, o psicólogo brasiliense Marco Aurélio Bilibio, fundador do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia, trouxe o conceito de "banho de floresta" para a sua prática científica e laboral, havendo a difusão do conceito e prática pelo Brasil.


Benefícios do "banho de floresta" para a saúde

Segundo o Dr. Bruno Vianei, são comprovados cientificamente benefícios nas três esferas primárias da saúde: Corporal, Mental e Espiritual. E eles possuem duplo efeito: Preventivo e Terapêutico. Confira abaixo alguns desses benefícios:

- Sistema Neurológico Autônomo - ativação do parassimpático (relaxamento e digestão) e modulação do simpático (reatividade, estresse, luta e fuga);
- Imunidade - aumento de células natural killers e prevenção de câncer; estímulo corporal à produção decitocinas anti-inflamatórias; 
- Sistema Cardiovascular - auxílio no controle da pressão arterial, frequências cardíaca e respiratória. É parte integrativa do tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial, doença arterial coronariana e aterosclerose;
- Sistema Respiratório - redução de alergias e doenças respiratórias;
- Sistema Digestório - aumento da função digestiva, absortiva e glandular, bem como do ritmo intestinal e vacuatório;
- Saúde Mental - estratégia redutora de depressão, ansiedade, distúrbios de humor e estresse;
- Relaxamento - adjuvante no tratamento de déficit de atenção e desordens hipercinéticas;
- Proporciona sentimento de"Awe"/Óh/ - sentimentos de encantamento, gratidão e altruísmo.

Como adotar o "banho de floresta" no dia a dia
Primeiramente, explica o Dr. Bruno, é preciso adotar uma postura proativa em relação ao contato direto e indireto com a natureza. "Dar a si a oportunidade e chance de estar em contato com a natureza, com o belo que está nas sutilezas e detalhes da vida natural. Frequentar parques naturais, bosques, cachoeiras, lagoas são exemplos de oportunidades para banho de floresta", diz ele.

O médico ressalta que é possível usufruir dos benefícios do banho de floresta em um simples recanto ou jardim com a presença da natureza, quando a pessoa realiza o devido e intencional preparo interno (mental, emocional, espiritual).

"No Kurotel, você usufrui dos benefícios do banho de floresta nos ambientes externos como a horta, os jardins e no sítio da família Silveira. Presenteie-se com bem-estar e cuidados integrais em saúde. Presenteie-se com o Método Kur", convida o Dr. Bruno Vianei.

Dr. Bruno Vianei - Formado pela Universidade Federal do Amazonas, em 2018, e pós-graduando em Medicina Funcional Integrativa pela Sociedade Brasileira de Medicina Funcional Integrativa (SBMFI) - CRM-RS 48.494

Leia também