Nutrição e Gastronomia

Alimentação leve: opções saudáveis para o pré-verão

7/11/2024
Kurotel
Alimentação leve: opções saudáveis para o pré-verão

As temperaturas mais altas pedem alimentos mais leves, de fácil digestão, refrescantes e que ajudem com a hidratação do corpo. "Priorizar a ingestão de água e outros líquidos, como sucos de frutas naturais com cenoura, beterraba, couve, aipo, água de coco natural, infusões de ervas geladas, etc. controlam o equilíbrio hidroeletrolítico, evitando a desidratação nos dias de muito calor", explica a nutricionista Michelle Mileto Troitinho, da equipe técnica do Kurotel.

Segundo Michelle, os alimentos que devem ser privilegiados nos dias mais quentes são as frutas frescas, folhas verdes e legumes crus, pois estes são ótimas fontes de vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e fibras, além de serem alimentos refrescantes. "Os cereais integrais, como arroz integral, arroz negro, pães integrais, flocos de aveia, grãos de quinoa, sementes de gergelim e linhaça também são boas opções já que combinam com as saladas", diz ela.

A nutricionista explica que as fontes recomendadas de proteínas nessa época são queijos brancos, iogurtes, ovos, frango e peixes de carnes brancas, leguminosas (ervilha, lentilha, grão-de-bico e edamame) porque são mais saudáveis e de fácil digestibilidade.

"Quanto à forma de preparo dos alimentos, é importante variar entre cozidos no vapor, grelhados e assados deixando de lado as frituras que possuem digestão mais lenta, além de serem extremamente calóricas. As sobremesas devem ser as mais refrescantes, e as melhores opções são frutas frescas, gelato e mousse de frutas", afirma.

Confira abaixo algumas opções de receitas saudáveis para essa época de pré-verão:

Salada de brócolis com molho cítrico de avocado, passas e granola salgada

Ingredientes:
4 unidades de brócolis japoneses
Água para cozinhar os brócolis
1 avocado pequeno
½ manga haden picada
3 colheres de sopa de suco de limão Taiti
1 colher de café de sal não refinado
½ xicara de agua filtrada

Modo de preparo:
Primeiro faça o molho, colocando no liquidificador o avocado, a manga, o suco de limão, a agua filtrada e o sal. Bata até obter um creme homogêneo, e deixe descansar na geladeira. Em uma panela, ferva a água, coloque os brócolis e cozinhe rapidamente. Retire da panela e mergulhe numa tigela com água fria, para interromper o cozimento, e eles ficarem verdes.

Para montagem, coloque os brócolis numa tigela, acrescente o molho por cima e decore com passas pretas e granola salgada (mix de nuts). Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções

 

Charuto de couve com salmão, ricota e pistache

Ingredientes:
300g de salmão cozido e desfiado
150g de ricota zero lactose esfarelada
50g de pistache descascado sem sal
10 folhas de couve
1 colher de café de sal não refinado
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Lave as folhas de couve. Ferva 2 litros de agua, retire do fogão e mergulhe rapidamente as folhas de couve na agua para murcharem levemente. Reserve. Em uma vasilha misture o salmão desfiado, a ricota esfarelada e o pistache. Tempere com sal, pimenta do reino e faça o recheio dos charutos. Para fazer os charutos, coloque os ingredientes no centro da folha de couve. Dobre as 2 extremidades laterais e enrole a extremidade mais próxima até ao final para formar um rolo. Repita os mesmos passos até terminar todas as folhas. Sirva os charutos com brotos oufolhas verdes.

Rendimento: 5 porções

 

Gelato de frutas vermelhas com goiaba

Ingredientes:
200 g de goiaba vermelha sem casca
250 g de framboesa congelada
400 ml de suco de laranja natural

Modo de preparo:
Bata no liquidificador a goiaba, a fruta congelada, o suco de laranja, e peneire para sair as sementes de goiaba. Transfira para uma tigela e leve ao freezer até ficar firme. Deixe descongelar uns 10 minutos antes de servir. Retire da vasilha com o auxílio de um boleador de sorvete. Decore com a fatias de goiaba.

Rendimento: 12 porções

Michelle Mileto Troitinho - Graduada em Nutrição Clínica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em 2004, pós-graduada Latu Senso em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul/SP (UNICSUL), e Instituto de Ensino e Pesquisa VP/SP, em 2011. Certificação Internacional em Nutrição Esportiva pelo American College of Sports Medicine/ACSM, em 2022. Certificação Internacional em Nutrição Integrativa e Personalizada pelo American College of Sports Medicine/ACSM, em 2024 - CRN2 5752

Leia também